terça-feira, 27 de dezembro de 2011

RIO ACIMA/MG - BANDA LIRA SANTO ANTÔNIO PEDE SOCORRO!

Esse texto foi retirado do jornal CORREIO RIOACIMENSE, que circula pela nossa cidade. Edição 9 - 16 à 29 de dezembro de 2011.




A banda Musical Lira Santo Antônio de Rio Acima adquiriu mais um instrumento para compor o acervo da entidade. Trata-se de um trombone em Dô, para um dos mais importantes e tradicionais músicos e da corporação, Sr. José Raimundo Vieira. O seu antigo e estimado trombone já passou por diversas reformas e agora chegou a hora de se aposentar.
A maioria dos músicos da banda estão com os instrumentos na mesma situação, por isso, há alguns meses foi iniciada a campanha " Amigo da Banda", que busca contribuições mensais de qualquer valor de moradores da cidade e admiradores de outras cidades. As contribuições são aplicadas na aquisição de novos instrumentos para os músicos atuais e para os novos músicos que jã estão se preparando na Escola de Música e aguardam instrumentos desde o mês de outubro.
Atualmente 30 amigos contribuem com a banda, com uma arrecadação total de R$ 362,00. Porém, para suprir as necessidades de manutenção e investir ainda mais em seus alunos, a banda precisa de um número bem maior de apoiadores. Fim

MINHAS CONSIDERAÇÕES: " É triste e amargo, saber que na nossa cidade tivemos diversos eventos de entretenimento e festas comemorativas, mas nenhum evento para ajudar essa banda e consequentemente seus participantes e alunos com condições de manterem o seu trabalho e comprarem mais instrumentos. E depois me vêem falar de conquistas. Só se forem conquistas de abandono e desamparo a muitos ítens da cultura de Rio Acima. 
Agora, dou duas sugestões para a Banda Lira. 

Primeira: Peçam ajuda a Prefeitura local. Porque no dia 21/08/2011 segundo o jornal da Prefeitura A VOZ DE RIO ACIMA, na página 10 tivemos o II Rallye de Rio Acima, realizado pelo Rallye Clube de Minas Gerais e foi um grande sucesso com TOTAL APOIO DO PREFEITO MUNDICO. Vejam a imagem abaixo e que o Álvaro Azevedo (Gestor de Planejamento da Prefeitura de Rio Acima)  não deixa eu mentir.
Então daí, podemos raciocinar que se o Prefeito deu total apoio para pessoas de fora de nossa cidade, com certeza não irá negar apoio a Banda Lira Santo Antônio que é patrimônio cultural de Rio Acima. Estou certo ou estarei completamente enganado? Jamais, pensar que isso ele não daria apoio.
Ainda na mesma página o Thiago (Coordenador de Park de Apoio do Rallye clube Minas Gerais) externa: " " " Desde o ano passado a Prefeitura nos deu todo o apoio e infraestrutura paa a realização do rallye de velocidade no município. Este ano o evento integrado com o enduro trouxe ainda mais divulgação e visibilidade". 

Bem, pelo visto o Estado de Minas e a Rede Globo viram o rallye SÓ NÃO FOI MOSTRADO O ESTADO EMQUE ESTÁ A BANDA LIRA SANTO ANTÔNIO. Bem, alguma coisa tinha que ir para baixo do tapete na hora das visitas, né? Fazendo companhia para muitas coisas que também estão embaixo do tapete nessa cidade. Ainda bem, que é tapete persa.

Agora, se algo der errado no apoio pedido que aviso que é uma coisa MUITO DIFÍCIL DE ACONTECER NA NOSSA CIDADE.  Eu tenho a segunda sugestão:
Juntem uns amigos, façam um almoço ou jantar em que cada um possa contribuir e com os intrumentos que possuem até mesmo emprestados que façam um jantar dançante para angariar fundos para compra de seus instrumentos. Façam um repertório variado, toquem musicas tipo Ray Connif. Foi mostrado no último Globo Repórter que um padre dos Estados Unidos promove feijoadas para ajudar na construção de uma escola musical e a coisa tá indo de vento e popa. Porque não pedem ajuda ao padre da cidade? Garanto que ele irá ficar radiante de alegria e irá com certeza ajudar cedendo até um lugar na pastoral para o evento. Não fiquem esperando ajuda do Poder Legislativo que vocês irão criar teias de aranha. A não ser que consigam promover algo no Canto das Águas para esse povo aparecer para os Belo Horizontinos. Ai, corre-se até o risco deles darem os instrumentos do próprio bolso. Fora isso, aconselho assistirem ao filme " A Espera por um Milagre" com ator Tom Hawks. E também é somente usar outros eventos na cidade e separarem um certo porcentual para ajudar nossa banda e os alunos.

Me lembrei de uma coisa: NÃO TEM UM SECRETÁRIO DE CULTURA NA PREFEITURA? O QUE ELE ESTÁ FAZENDO COM RELAÇÃO A ISSO? 

ESSA SITUAÇÃO É UMA VERGONHA PARA A NOSSA CIDADE E PARA OS RESPONSÁVEIS PELA PARTE CULTURAL.

VEJAM O VÍDEO ABAIXO:


No mais, eu sei da importância da música na formação de um jovem. Sou bisneto de José Moreira Pimentel e neto de José Moreira Pimentel Filho ambos maestros e músicos que tiveram grande importância na música alagoana inspirando a muitos. Também sou primo do grande clarinetista Jair Pimentel e sobrinho do grande músico e maestro Braulio Moreira Pimentel que em Alagoas tem uma banda que o homenageou com o seu nome A BANDA MAESTRO BRAÚLIO PIMENTEL. Vejam os vídeos:

Banda Maestro Braulio Pimentel toca Thriller de Michael Jackson






Banda Maestro Braulio Pimentel - The Phantom Of The Opera
(O Fantasma da Ópera)


Nenhum comentário:

Postar um comentário